Como aumentar o queixo?

A resposta é, depende! Primeiro, depende do caso. Segundo, depende da duração do resultado.
Essa é uma dúvida frequente de quem tem retrognatismo mandibular (queixo pequeno) e vou te explicar agora de uma forma simples e objetiva as opções de tratamento disponíveis.
Quando me refiro que depende do caso, basicamente é porque temos dois principais motivos para o retrognatismo mandibular:
- Deficiência mais limitada a região do queixo (geralmente, casos leves).
- Falta de desenvolvimento em toda a mandíbula (geralmente, casos severos).
Quais as opções de tratamento para aumentar o queixo em casos leves?
Para essa situação as opções de tratamento podem ser de resultados temporários ou definitivos.
Dentre as opções temporárias há o preenchimento com ácido hialurônico, que em casos específicos alcança resultado satisfatório e tem duração média de 6 – 8 meses.
Quanto as opções definitivas, temos principalmente as próteses (por exemplo, silicone) ou a mentoplastia.
Entre as opções definitivas, acredito que a mentoplastia quando bem indicada é a que resulta em melhores e mais previsíveis resultados.
Quais as opções de tratamento para aumentar o queixo em casos severos?
Geralmente o resultado satisfatório nessa condição é alcançado através de procedimentos definitivos.
A melhor opção para ganhos funcionais e estéticos é a cirurgia ortognática com avanço mandibular, que corrige não só o perfil facial como também problemas oclusais (mordida) que são frequentes nesses casos.
Em todas as técnicas cirúrgicas detalhadas anteriormente a via de acesso é por dentro da boca, ficando imperceptível qualquer cicatriz.
Conclusão
Há uma série de opções para o tratamento do retrognatismo mandibular (se você não sabe o que significa esse termo, não deixe de ver esse artigo é só clicar aqui).
Portanto, a definição entre qual método de tratamento vai ser utilizado depende da expectativa do paciente com relação ao procedimento e da habilidade do cirurgião.
Mas me responde aqui, você conhece alguém que precisa melhorar a região do queixo? Então não esquece de encaminhar esse artigo para ela.
Se ficou alguma dúvida, me conta nos comentários.
Abraço,
Dr. Ícaro Guilherme
Sou Icaro Guilherme, cirurgião bucomaxilofacial especialista pela Universidade de São Paulo (USP – SP). Realizei residência na área pelo Hospital Universitário da USP durante 3 anos e em quase 9 mil horas tive a oportunidade de aprender com grandes nomes da cirurgia nacional e internacional.
Posts Relacionados

Meu plano de saúde cobre cirurgia ortognática? Descubra o que não te contaram
Saiba como proceder para a liberação da sua cirurgia ortognática pelo plano de saúde e o que fazer em caso de negativa da operadora.


Cirurgia ortognática é a melhor opção para correção de sorriso gengival?
Saiba como é feita a correção do sorriso gengival e como você pode recuperar o seu sorriso de maneira segura com a cirurgia ortognática. Clique e leia.


Principais dúvidas sobre o pós operatório cirurgia ortognática
Entenda como funciona o pós operatório cirurgia ortognática e conheça as principais dúvidas de pacientes antes do tratamento. Clique aqui e leia o artigo.
